O porquê da dinâmica em sala de aula

  • Stefany Cauany Santos Bernardo UEL

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo expor as dinâmicas desenvolvidas em sala de aula durante o estágio obrigatório, período em que acompanhamos duas turmas do 8° ano, durante o primeiro semestre de 2019, no período matutino. Retratam-se, ainda, os resultados decorrentes da implementação destas práticas pedagógica como: a melhora do entusiasmo do aluno, o aumento da participação nas aulas e a cooperação entre os alunos e o professor. O fundamento epistemológico deste artigo está sedimentado na revisão dos seguintes autores: Chardelli (2002), Freire (1996), Lemov(2011), Marcuschi (2007), Pimenta e Lima (2004), dentre outros, que desenvolvem estudos relacionados à oralidade, ao lúdico e ao papel do professor na vida do aluno.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção leitura)

GONÇALVES, Sueli Silva da Mota; MOURA, Maria Aparecida da Silva; SILVA, Angélica Alves da; SILVA, Elaine Alves da; SILVA, Eliane Aparecida Rocha; SILVA, Marinete Miranda da. Afetividade e o Processo de Ensino-Aprendizagem. [S. l.: s. n.], []. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/okok_afetividade.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. 2. ed. São Paulo: Da Boa Prosa, 2011

MARCUSCHI, L A . Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. São Paulo: Cortez, 2007

PARANÁ, S. E. E. D. Diretrizes curriculares da educação básica. Língua Portuguesa. Paraná, 2008

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
Publicado
2023-06-02