Ressignificando práticas de ensino e aprendizagem no estágio supervisionado durante o ERE

  • Jennifer Sthefani Gonçalves Cardoso UEL
  • Priscilla Vida da Costa UEL

Resumo

Os desafios que a Educação Básica e Superior no país enfrentam há décadas são muitos. Entretanto, o novo contexto social gerado pela pandemia do novo coronavírus obrigou a quebra de paradigmas, sendo um deles a modalidade de ensino presencial para o remoto (ERE). No Ensino Superior, ocorreram mudanças e ajustes em regulamentos de Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO), o que trouxe angústia à comunidade acadêmica, mas que também contribuiu para novas possibilidades exigindo estudo, esforço, criatividade e ousadia. Na licenciatura de Letras Português da Universidade Estadual de Londrina, no ano letivo de 2021, a Coordenação de Estágio viu-se obrigada a abrir nova possibilidade de realização das horas do ESO, para que a experiência em sala de aula fosse a mais completa possível, permitindo que atividades extensionistas pudessem ser desenvolvidas por estagiários do 4º ano a alunos do 1º ano do curso. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir sobre as contribuições e o impacto das atividades extensionistas na formação inicial.

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Publicado
2023-06-13