Supervisão de estágio em período pandêmico: o desafio da aprendizagem colaborativa

  • Sheila Oliveira Lima UEL

Abstract

O ano de 2020 deflagrou intensos desafios para a sociedade. Nos diversos segmentos da educação, houve a necessidade de alterar radicalmente os planos e os formatos de ensino. A suspensão das aulas presenciais nas escolas e universidades, desde março de 2020, atingiu a atividade de estágio curricular em todas as suas práticas. Tal situação gerou, de um lado, a restrição da aprendizagem, devido à limitação das interações ao modo remoto; de outro, expandiu possibilidades na apropriação de recursos e no desenvolvimento de ações, dado o contexto favorável ao compartilhamento e à cooperação (Levy, 1999). A supervisão de estágio também foi afetada por tal realidade, fato gerador de aprendizagens diversas. Neste trabalho, amparados por Rancière (2013), pretendemos discutir a construção metodológica na formação dos licenciandos de Letras, a partir das soluções criativas operadas na interação entre docente e discentes, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, durante o período pandêmico.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2023-06-13