O papel da cívico-militarização das escolas no desmonte do ensino médio noturno

Autores

  • Victor Hugo Silva dos Reis UEL

Palavras-chave:

escola cívico-militar, ensino médio noturno, IDEB

Resumo

Este trabalho busca analisar o papel da cívico-militarização das escolas paranaenses no desmonte do ensino médio noturno e na consequente sobrecarga de um colégio estadual regular da cidade de Londrina. Uma das propostas das escolas cívico-militares do Paraná é o fechamento das salas de ensino médio noturno, a fim de melhorar o Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB). Tendo isso em vista, nossa experiência parte do estágio curricular obrigatório do curso de Letras-Português em uma das escolas públicas regulares, localizada no centro de Londrina, Paraná, que acolhe alunos de todas as regiões e que vem atuando com turmas lotadas e com alunos desmotivados durante o ano letivo de 2024, no período noturno, demonstrando que a implementação desse modelo afetou até mesmo as escolas regulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APP SINDICATO (org.). Militarização de escolas em 2023 extingue 129 turmas de ensino noturno no Paraná e abandona milhares de estudantes. 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/J4HTx. Acesso em: 28 nov. 2024.

ASSOCIAÇÃO DOS JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO (JEDUCA). Guia do IDEB. 2018. Disponível em: https://jeduca.org.br/guia/guia-explica-o-ideb. Acesso em: 15 jan. 2025.

BARBETA, Claudia de Faria. Programa das escolas cívico-militares no Paraná: um debate necessário. In: ESTAGIAR, 6., 2024, Londrina. Anais 6º ESTAGIAR – Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2024. p. 16-23. Disponível em: https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4573/4030. Acesso em: 28 nov. 2024.

BRASIL. Decreto nº 10.004, de 2019. Institui O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Brasília, 10 set. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10004.htm. Acesso em: 15 jan. 2025.

______. Decreto nº 11.611, de 2023. Revoga O Decreto Nº 10.004, de 5 de Setembro de 2019, Que Institui O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Brasília, 19 jul. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Decreto/D11611.htm#art1. Acesso em: 15 jan. 2025.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 15 jan. 2025.

DA COSTA SILVA, M. M. FATORES ASSOCIADOS AOS RESULTADOS DO IDEB DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. Educação em Foco, [S. l.], v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19859. Acesso em: 15 jan. 2025.

DE GODOY, E. A.; DILNEIA ESPÍNDOLA FERNANDES, M. Escolas cívico–militares: uma breve análise do decreto 10.004/19. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, v. 27, n. 54, 14 fev. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz & Terra, 77ª ed., 2023.

Ministério da Educação (MEC). IDEB - Apresentação. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb/apresentacao-ideb. Acesso em: 15 jan. 2025.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; RESENDE, Tânia de Freitas; VIANA, Maria José Braga. Escolha do estabelecimento de ensino, mobilização familiar e desempenho escolar. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 20, n. 62, p. 749-772, set. 2015. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/6Mjc3v7xvpmLTHLgGmDfz5p/#top. Acesso em: 15 jan. 2025.

PARANÁ (Estado). Lei nº 20.338, de 2020. Institui O Programa Colégios Cívico-Militares no Estado do Paraná e Dá Outras Providências. Curitiba, PR, 06 out. 2020. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/pr/lei-ordinaria-n-20338-2020-parana-institui-o-programa-colegios-civico-militares-no-estado-do-parana-e-da-outras-providencias. Acesso em: 15 jan. 2025.

RAMOS, Mozart Neves. O drama do ensino médio noturno. Instituto Ayrton Senna. [S. I], p. 1-1. 05 fev. 2015. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-drama-do-ensino-medio-noturno/. Acesso em: 15 jan. 2025.

SILVA, Joselita Romualdo da. Pedagogia do quartel: uma análise do processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná. 2022. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/80137/R%20-%20D%20-%20JOSELITA%20ROMUALDO%20DA%20SILVA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 jan. 2025.

Downloads

Publicado

08.08.2025